segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bazar Esotérico Mundos Ocultos


Esta loja apareceu-me à porta de casa. Bazar Esotérico Mundos Ocultos. O que (raio) é um bazar esotérico? Não sei. No meu imaginário, os praticantes de ciências do oculto são isso mesmo, ocultos. Difíceis de encontrar. Ora, segundo o site, A Luz dos Orixás, este estabelecimento tem irmãos por todo o país. Uma espécie de MacDonald’s de macumbas e tanglomanglos onde, imagino eu, há funcionários suados e descontentes a gritar manipansos para uma cozinha de enfezados a cheirar a fritos.

- “Quero um Chiken Mandinga. Natura! E uma Cola Zero.”

- “Quer ranho de amarração?”

- “Não, mas queria mais uns guardanapos.”

Não me interpretem mal. Eu adoro um bom candomblé depois do almoço e a montra promete uma grande variedade de serviços que vão desde consultas com um “Médio-vidente” até “Reiki” ou “Lançamento de búzios”. Tudo para uma religiosidade alternativa. Ou complementar, porque em tempos de crise rezam-se a todos os santos e, verdade seja dita, já ninguém aguenta ficar com a Santa Hóstia colada no céu-da-boca enquanto se tenta balbuciar um Pai Nosso.

Mudando de encantamentos para sortilégios a sério, muito se tem falado sobre a greve dos jogadores do União de Leiria - até a Académica vai entrar de luto no próximo jogo com o Sporting. Imagino que “o luto pela morte da verdade desportiva” seria levado a cabo mesmo se não tivesse sido o Feirense a ganhar aos mal pagos e a fugir dos lugares de descida de divisão.

São exemplos como este que mostram verdadeira realidade de um país. É banal o encerramento, por dia, de dezenas de PME, mas parece ser incompreensível e, até mesmo, chocante quando a falta de dinheiro atinge um clube de futebol. Sacrilégio!

Sem comentários:

Enviar um comentário